segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


FORMAÇÃO LÚDICA: TEORIA E PRÁTICA

 

2012.1

 

TURMA 1




CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I - Estudos teóricos sobre o brincar.
MÓDULO II - Criação de jogos e brinquedos (jogo educativo, tradicional, construção e simbólico).  
MÓDULO III - O jogo, o brinquedo e a brincadeira no âmbito educativo e do lazer.
MÓDULO IV - Vivências lúdicas: prática, aplicabilidade e reflexões.

CARGA HORÁRIA: O curso terá uma carga horária total de 80 horas.

PERÍODO: Março à Maio de 2012. Encontros em módulos (sábado e domingo) das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às18:00 horas.
 
MÊS
DIA
SÁBADO
(HORÁRIO)
DOMINGO
(HORÁRIO)
Março
Dias 24 e 25
M: 08:00 às12:00 / T: 14:00 às18:00
M: 08:00 às12:00 / T: 14:00 às18:00
Abril
Dias 14 e 15
M: 08:00 às12:00 / T: 14:00 às18:00
M: 08:00 às12:00 / T: 14:00 às18:00
Maio
Dias 5, 6, 26 e 27
M: 08:00 às12:00 / T: 14:00 às18:00
M: 08:00 às12:00 / T: 14:00 às18:00

PROFESSOR:

Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida: Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará – UFC do Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES. Mestre em Educação da América Latina pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Educação pela Universidade de Barcelona – UB. Graduado em Educação Física. Coordenador do Laboratório de Brinquedos e Jogos – LABRINJO (http://www.labrinjo.ufc.br), coordenador da Brinquedoteca de pesquisa e lazer, coordenador do projeto BRINCAR NA UFC: UM DIREITO DE TODOS, Coordenador do Núcleo de Estudo em Lazer, Recreação e Ludicidade do IEFES/UFC e coordenador do projeto nas escolas públicas e privadas “Jogo cooperativo como uma alternativa pedagógica nas aulas de educação física para resolver conflitos” do Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES/UFC. Atualmente realiza atividades de pesquisa, ensino, estágio e extensão no IEFES/UFC. Linhas de pesquisas e estudos: brincar (jogos, brinquedos e brincadeiras) cooperativo, cultura lúdica, espaços lúdicos, apropriação de espaços para brincar, jogos eletrônicos, videogames e virtuais, psicologia do brinquedo, ação lúdica motriz, criação de jogos e brinquedos, jogos tradicionais e populares, educação lúdica, métodos ludiformes, desenvolvimento infantil, lazer e transdisciplinaridade. Facilitador de jogos cooperativos. Brincante e aprendiz. Autor de vários livros sobre o brincar e o lúdico, como: O brincar e a brinquedoteca: possibilidades e experiências (Editora Premius); Jogos cooperativos em diferentes contextos (Editora Fontoura); Jogos cooperativos: aprendizagens, métodos e práticas (Editora Fontoura); Brincar cooperativo: vivências lúdicas de jogos não competitivos (Editora Vozes); Jogos divertidos e brinquedos criativos (Editora Vozes); Brincando com palitos e adivinhações (Editora Vozes); Atividades lúdicas: jogos para animação de grupos (Editora Vozes); Jogos, quebra-cabeças, enigmas e adivinhações (Editora Vozes).


INVESTIMENTO:

 

Estudantes de Graduação ou Pós -graduação:

R$ 450,00 ou em três vezes (1 + 2) de R$ 150,00

Profissionais:

R$ 600,00 ou em três vezes (1 + 2) de R$ 200,00

Nota 1: Nos valores acima estão todos os artigos, vídeos e materiais lúdicos das oficinas.
Nota 2: Os 15 primeiros alunos matriculados receberão um livro (O brincar e a brinquedoteca: possibilidades e experiências) de CORTESIA..




INFORMAÇÕES:


8677-08-36, 8887.0838 ou 8687-08-37

E-mail:

marcosteodorico5@hotmail.com




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PARA OS 15 PRIMEIROS MATRICULADOS, UM LIVRO DE CORTESIA.



ALMEIDA, M.T.P. O brincar e a brinquedoteca: possibilidades e experiências. 1ª Ed. Fortaleza – CE: Premius Editora: 2011.







Vejam algumas fotos dos momentos vividos por todos nós no curso Formação Lúdica da TURMA 2011.2. :









DESEJO PARA TODOS OS ALUNOS DA TURMA 2011.2 UM GRANDE ABRAÇO LÚDICO CHEIO DE AMOR E PAZ


Outras publicações do Professor Marcos Teodorico:











Envio alguns endereços virtuais com trabalhos realizados por Marcos Teodorico P. de Almeida. Espero que seja de grande utilidade para vocês.
 
 
http://www.labrinjo.ufc.br/
http://www.youtube.com/mtpa
http://brinquedotecaufc.wordpress.com/
http://marcosteodorico.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/labrinjo
http://www.youtube.com/user/Brinquedotecaufc


PARA PENSAR SOBRE O TEMA:


"Com as mudanças da sociedade desde os homens primitivos até os dias atuais o brincar também se transformou ou adaptou-se aos novos contextos. Nos últimos anos a industrialização e a urbanização modificaram os costumes, a maneira de viver e até mesmo a estrutura familiar, contribuindo para que muitas atividades lúdicas não só se modificassem, mas até desaparecessem. Para os todos os sujeitos o brincar aparece como uma atividade importante embora, especialmente os pais não lhe atribuem o devido valor. Além disso, pais e especialistas (educadores, psicólogos, sociólogos, etc.) perceberam a mudança no brincar e foram unânimes em afirmar que as crianças têm cada vez menos tempo e espaço para realizar suas ações lúdicas. Além disso, as famílias já não dispõem de tempo suficiente para estarem com seus filhos, principalmente os menores, momentos em que ocorria a aprendizagem lúdica. A todos esses fatores podemos acrescer a falta de espaço, consequência da insegurança da vida nos grandes centros urbanos, e o acúmulo de atividades extra-curriculares, que têm banido gradativamente o lúdico das atividades realizadas pelos pequenos. O brincar depende e sempre dependeu do convívio social, quando são aprendidas, pois não são atividades inatas. As crianças só são capazes de realizá-las porque aprendem no contexto em que vivem, daí a importância de voltarmos a ensiná-las, além de resgatarmos os tempos, os espaços e os companheiros de brincar se quisermos ter crianças mais felizes, mais criativas e humanizadas. A relação que a criança estabelece com os distintos espaços sociais te sido fonte de reflexão, quer por educadores, autores de políticas sociais e filantropos, quer por pensadores sociais. Tanto a partir de um olhar historiográfico, socioantropológico quanto psicossocial, tem-se buscado apreender as transformações históricas nessa relação, bem como contemplar as singularidades dos diferentes universos socioculturais de inserção da criança, definidoras de práticas diferenciadas de uso e ocupação dos espaços. Brincar significa estar junto, aprender, vivenciar, ceder, descobrir, dividir, construir, atuar, re-criar e humanizar dentro de uma relação dinâmica e transformadora. Entender o ponto de vista do outro ou fazer uma leitura prévia dos desejos, necessidades e expectativas dos envolvidos no brincar, pode ser um excelente instrumento de prevenção de erros. Nunca devemos esquecer que as crianças percebem o brincar de uma maneira e nós adultos de outra. Buscar um ponto de equilíbrio seria uma boa solução para estes diferentes olhares." (ALMEIDA,2011)

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